IOGURTES: POR QUE TOMAR?

IOGURTES: POR QUE TOMAR?

Compostos por proteína, cálcio, fósforo e potássio, os iogurtes possuem muitos benefícios para a saúde e são amplamente estudados.

→ Podem melhorar as características da síndrome metabólica (conjunto de fatores de risco que inclui alterações de colesterol, diabetes, aumento da pressão arterial e obesidade abdominal), que tem efeito nas complicações cardiovasculares.

→ Auxilia na preservação de massa muscular do corpo, pela sua quantidade proteica e ainda há evidências que sugerem que mudanças na microbiota intestinal (pela ação das bactérias benéficas) possam influenciar nesse ponto.

→ Melhora da saciedade. Uma das hipóteses está relacionada à regulação de hormônios que suprimem reações cerebrais que estão atreladas ao apetite. Além disso, o consumo proteico aumenta o tempo do alimento no estômago, causando menos fome. Assim, pode auxiliar no processo de emagrecimento em conjunto a outras condutas nutricionais.

→ Promove maior termogênese (“o quanto nosso corpo gasta de energia”): O ETA (Efeito Térmico dos Alimentos) consiste no aumento do gasto energético observado após a ingestão de uma refeição. No caso da proteína, o ETA produzido pode chegar de 20 a 35% do conteúdo energético ingerido, enquanto que o do carboidrato fica entre 5 e 15% e o da gordura fica entre 0 e 5%, ou seja, a proteína promove mais gasto energético.

→ Leva a um aumento dos níveis de cálcio no nosso organismo, o que ajuda no combate à osteoporose. Inclusive é uma fonte importante para a reposição alimentar de cálcio em mulheres no período da menopausa.

→ Colabora com uma microbiota intestinal saudável, aumentando o número de bactérias boas. O iogurte é um produto resultante da fermentação do leite e da ação de Lactobacillus delbrueckii ssp. bulgaricus e Streptococcus salivarius ssp. thermophilus viáveis.

Curtiu os benefícios? Saiba que estes benefícios são conferidos quando o iogurte é à base de leite ou seu componente isolado como a proteína do soro de leite (whey protein). As versões lácteas para intolerantes à lactose, que contenham em sua formulação a enzima lactase, não perde em benefícios. Portanto, faça uso!

Confira aqui uma seleção de iogurtes que selecionamos para você!

Dica:

Para ter esses benefícios, recomenda-se o uso diário. Vamos consumir?

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Observação: As informações presentes são orientações e não substituem uma consulta nutricional.

Referências

Astrup, A. Yogurt and dairy product consumption to prevent cardiometabolic diseases: epidemiologic and experimental studies. The American Journal of Clinical Nutrition, 99, (5); 1235S-1242S, 2014. Giezenaar, C.; Trahair, L.G.; Luscombe-Marsh, N.D. et al. Effects of randomized whey-protein loads on energy intake, appetite, gastric emptying, and plasma gut-hormone concentrations in older men and women. Am J Clin Nutr; 106(3):865-877, 2017. Halpern, Z.S.C.; Rodrigues, M.D.B.; Costa, R.F. Determinantes fisiológicos do controle do peso e apetite. Rev Psiq Clin, 31 (4); 150-153, 2004. Martens, E.A.; Westerterp-Plantenga, M.S. Protein diets, body weight loss and weight maintenance. Curr Opin Clin Nutr Metab Care; 17(1):75-9,2014. Martini, A.C.; Olivieri, C.K.; Aguiar, R.S. et al. Influência do Consumo de Iogurte Probiótico na Microbiota Intestinal. UNOPAR Cient., Ciênc. Biol. Saúde, 11(4):59-62, 2009.
Pedrosa, Donato Junior, J.; Tirapegui, J. Dieta rica em proteína na redução do peso corporal. Rev. Nutr., Campinas, 22(1):105-111, 2009.

Sobre a autora

Nathália D’Abruzzo é Nutricionista, Personal Diet, Coach Nutricional e Pós- Graduada em Nutrição Clínica. Com experiência em atendimentos individuais e em grupo, atua com adultos, gestantes, idosos, praticantes de atividade física e portadores de doenças gastrointestinais, alergias e intolerâncias alimentares. Defende a importância de se buscar sabor e saúde, sem perder o prazer em comer. Trabalha a Nutrição além da estética. Conheça mais dessa profissional em: www.nutrinathaliadabruzzo.com.br e pelo Instagram

@nathalia.nutri.

Sobre essa parceria da Nutrição com o Saudável em Casa: Você encontrará dicas e estudos acerca dos alimentos lácteos, benefícios, receitas, além de reflexões sobre a nossa relação com esses alimentos, com o objetivo de alcançarmos juntos não somente um peso saudável, como uma vida saudável. Mudanças de hábitos não são fáceis, mas espero que este seja um espaço para instigar esses primeiros passos . Vem comigo?

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